Para crianças que vivem em regiões desfavorecidas, qualquer ideia pode representar uma enorme mudança em suas vidas. É o caso desta que trazemos hoje, simples mas genial: a organização sem fins lucrativos Empower Playgrounds criou uma série de gira-giras que, à medida que são acionados pela brincadeira das crianças, vão gerando e armazenando energia.

EmpowerPlaygrounds1

Essa energia é acumulada em baterias que servem pra iluminar as escolas, mas é também transferida para lanternas de LED, que as crianças podem levar pra casa. Se pensarmos que a iniciativa aconteceu em Gana, onde os dias duram 12 horas (e portanto as noites também), isso significa que as crianças que não têm luz em casa vão poder estudar o dobro do tempo, melhorando seu desempenho e comprometimento com os estudos.

EmpowerPlaygrounds2

Cada lanterna funciona por 50 horas com uma única recarga e o sistema de gira-giras pode ser montado nas escolas por US$ 10.000. Sendo que com ele é possível fornecer energia pra 200 crianças por pelo menos cinco anos, significa que o custo por ano por cada criança é de US$10. Um custo insignificante quando comparado com o impacto positivo na vida destes meninos, que ainda aprendem a importância da partilha (as lanternas são, por vezes, divididas em grupos), do aproveitamento de recursos e do convívio entre pares.

EmpowerPlaygrounds3

FonteHypeness